sábado, 6 de fevereiro de 2010

Como Tirar Apontamentos nas Aulas

Utilizar um caderno, de preferência de folhas soltas, que poderá ser organizado de acordo com o trabalho desenvolvido em aula e fora dela;
As folhas devem ser divididas em duas colunas de modo a facilitarem o tratamento e retenção da informação:

Reservar esta coluna para completar fora da aula

Completar este espaço com novos exemplos, com definições, novas referências, citações, notas de leituras feitas, esquemas, críticas…
Espaço destinado ao trabalho de compreensão e de revisão de modo a haver uma integração dos conhecimentos.

Reservar esta coluna para a tomada de notas em aula
Registo dos apontamentos que vão sendo retirados ao longo da aula, organizando-os em grupos que permitam já uma estruturação da informação.
Poderão ser atribuídos títulos às estruturas/grupos que forem sendo criados.

Esforçar-se por apreender rapidamente o essencial do que é dito e tentar seguir o fio condutor da aula que vai sendo explícitado à medida que esta vai decorrendo. Deve-se evitar registar tudo o que é dito, concretamente as repetições e os diversos exemplos apresentados sobre um determinado conteúdo;
Organizar as informações recolhidas em esquemas. Sempre que possível, estruturar essas informações, seguindo o percurso feito desde o primeiro momento de tomada de notas. Esta fase de esquematização é essencial para a retenção de informação;
No caso de se perder uma informação, deixar um espaço em branco que se completará depois;
Utilizar um código de abreviaturas para os termos que surgem de um modo mais recorrente;
A tomada de notas favorece a aprendizagem porque:
- a escrita permite um tratamento mental e visual da informação;
- a atenção selectiva na aula favorece a retenção da informação.

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